sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Resenha e opinião crítica sobre Ética na política...





A ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, fundamentando-se na natureza humana, de onde surge a fonte de seu comportamento. Assim, a ética brota de dentro do ser humano, daqueles elementos que o caracterizam na sua experiência como homem, diferenciando-o dos outros seres; ela exige antes a determinação da sua realidade ontológica para estabelecer a forma do comportamento. Portanto, esta ciência ocupa-se de um objeto próprio: o setor da realidade humana que chamamos moral (VÁSQUEZ, 2002; CAMARGO, 2004; RATTNER, 2005).

Durante esse segundo semestre, aqui no blog, discorremos sobre a Ética na Política e concluímos que mais que depressa é necessário, repensar ética no cenário político brasileiro... Levando-se em consideração que a relação entre ética e política é uma discussão mais antiga do que podemos imaginar, está longe de se por um fim nessa discussão ou ao menos chegar a uma solução capaz de faze-las tornar-se uma ou ainda fazer com que as duas "andem de mãos dadas".

Diz-se, que o brasileiro é corrupto, que abandonou a ética desde sua colonização ou melhor que se a ética aqui chegou, foi meramente uma visitante, que logo partiu e deixou-nos como herança, o "jeitinho brasileiro", pois logo no início os que aqui chegaram, diga-se de passagem os portugueses, logo encontraram uma maneira de dar "um jeitinho" para se apropriar das riquezas aqui existentes, desapropriando e deserdando os que aqui já habitavam Infelizmente, nosso país está estruturado com bases de corrupção e para que haja uma mudança generalizada é preciso mudar desde nossas pequenas e costumeiras maneiras de "dar um jeitinho", para se obter algo sem burocracia de um lado, mas que custa-nos nossa ética e moral.

Enfim, pode-se concluir que a ética não muda. É uma ciência que sempre esteve e estará em busca do bom comportamento humano, visando os valores positivos.

O que muda, durante o passar do tempo, é o conceito dos valores positivos construídos pela humanidade.

Portanto, a pretensão do trabalho não é trazer fórmulas de comportamentos impecáveis no âmbito político, e sim, deixar claro que para um político ser ético deve preservar os valores positivos de sua época, fazendo o bem comum da sociedade, pois, as conseqüências de suas atitudes serão perpetuadas na história política da nação. E mais, para que uma ação política tenha sucesso, os cidadãos devem participar ativamente e serem fiscalizadores de seu bom andamento. 

Porque o povo brasileiro acredita ser livre, mas está enganado: é livre apenas durante as eleições dos membros do Executivo e do Parlamento, pois, eleitos os seus membros, ele volta à escravidão, é um nada (Rousseau)

Fazendo alusão ao passado, mas em novo contexto: QUEREMOS ÉTICA JÁ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário